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15 – Ativides Integradoras do Currículo 

A CULTURA AFRO-BRASILEIRA

15.1 - Eixo Norteador - A Cultura Afro-Brasileira

 

1º SEMESTRE


Objetivo Geral:


Resgatar a importância da Cultura Afro-Brasileira em nossa sociedade, sua influencia na formação étnica atual e no meio sócio cultural.



Objetivo Específico

Conhecer o modo de vida de cada povo;

Resgatar valores que são essenciais para o ser humanos, enfocando o negro na sociedade;

Resgatar a importância de ações concretas, os valores essenciais aos seres humanos;

Valorizar cada vez mais o ser e não o ter;5. Estimular os educandos a buscar os valores essenciais para a sobrevivência em sociedade;

Compreender os direitos que os negros têm perante a lei;

Entender através da história as relações e envolvimento do negro na sociedade e no mundo;

Compreender as relações de trabalho e a influencia do negro na sociedade;



Conteúdos:


    - Leis que antecederam a lei áurea.

    - Quilombos

    - Zumbi

    - Influencia africana nas culturas e raças do povo brasileiro;

    - O negro no mundo;

    - Enfoque d’África;

    - O negro em nosso município, destacar as atividades exercidas;

    - Costumes


Ações Metodológicas


  1. Retratando o passado com atualidade tendo em vista que os costumes estão presentes nos dias de hoje;

  2. Realização de leituras de diversos textos;

  3. Leitura de texto e exposição oral dos fatos.

  4. Exibição de filmes com questionamento oral de fatos, personagens, enredo da época.

  5. Audição de música e dramatização, dança, ilustração, reflexão, etc.

  6. Coletânea de artigos – pode se fazer leitura comentada.

  7. Trabalhar com revistas e jornais explicando os fatos ocorridos.

  8. Criação de frases, criação de contagens slogan em duplas.

  9. Produção de texto narrativo relatando fatos conhecidos.

  10. Debate sobre o tema.

  11. Exposição de trabalhos com gravuras.

  12. Produção de texto para compor livros.

  13. Exposição das redações, tabelas e gráficos.

  14. Depoimentos de pessoas, cotando como era o negro na época vivida pelas bisavós;

  15. Levantamento para sabermos o total negro na escola e na comunidade.

  16. Painel do negro no esporte e outros produzidos pelos alunos;

  17. Desenho de painéis, enfocando as épocas.

  18. Estatística do negro no mundo do trabalho e dos diversos segmentos da sociedade;

  19. Entrevistas de negros em atividades importantes de destaque na sociedade.



15.2 - Eixo Norteador - “A Cor da Alma”.


2º SEMESTRE


Objetivo Geral


Ressaltar a beleza da mulher negra no contexto histórico, adquirindo conhecimentos sobre a cultura Afro-brasileira e da vida de cada povo, visando uma sociedade justa, igualitária voltada ao ser.

 

Objetivos Específicos
Vivenciar um pouco da cultura afro, em seus diferentes aspectos;
Retratar o passado com a atualidade, tendo em vista que os costumes estão presentes nos dias de hoje;
Interpretar músicas Afro-brasileiras;
Ressaltar a beleza Negra na passarela;
Falar poemas, retratando a figura do negro na cultura Afro-brasileira;
Destacar as músicas e apresenta-las através de danças coreográficas.


Conteúdos:


      1. Etiqueta como se comportar na passarela;

      2. Poesias;

      3. Músicas;

      4. Desfile entre as escolas;

      5. A beleza Negra;

      6. Ornamentação;

  • Danças.



Ações Metodológicas


  1. Declamação de composição de poesias realizadas pelos alunos, enfocando o negro no contexto atual;

  2. Apresentação de danças de capoeira e outras, em grupos coreografadas retratando o estilo afro-brasileiro;

  3. Interpretação de músicas;

  4. Aulas de etiqueta, como se comportar na passarela;

  5. Desfile, convidando de outras escolas as alunas negras e na passarela, mostrar toda a beleza e elegância;

  6. Através de concurso, o júri deverá eleger a beleza negra senda esta a rainha até o próximo ano;

  7. Todos que se apresentam e participam das atividades são negros;

  8. Ornamentação do local por conta da escola e alunos.



 

16 – COMBATENDO A VIOLÊNCIA NA COMUNIDADE ESCOLAR



16.1- Eixo Norteador – Violência




Objetivo Específico



Desenvolver uma campanha na escola contra a violência, esclarecendo o que é violência, suas faces e suas conseqüências.


Objetivo Específico



  • Sensibilizar os alunos para o papel de cada um na sociedade;

  • Desenvolver o senso crítico do aluno em relação aos fatos em si, pela maneira como são apresentados;

  • Organizar campanhas para conscientização pela não violência;

  • Possibilitar trabalhar aspectos significativos;

  • Debater o assunto com pessoas competentes;

  • Possibilitar trabalhos diversificados enfocando a violência;

  • Discutir o tema visando o combate à violência;




Ações Metodológicas



  • Envolvimento de todos os alunos e professores no projeto;

  • Realização de leituras, manchetes relatando a violência;

  • Apresentação de filmes, vídeos, músicas, que tratam o tema abordado com relevância e abrangência;

  • Trabalho enfocando aspectos significativos da língua portuguesa, na oralidade, a reflexão, a formação de opinião. Na escrita, produção de diferentes textos e conhecimento de diferente forma de organização de texto. Na Leitura, o contato com texto e leituras e recursos da linguagem variados, com depoimentos apresentados na mídia, análise lingüística, por meio da reescrita de textos produzidos pelos alunos;

  • Coletânea de textos produzidos pelos alunos

  • Campanhas no Colégio contra o uso de droga e não propagação da violência;

  • Poesias criativas enfocando o tema;

  • Produção de textos que são reescritos para melhorar a clareza, coesão, coerência e argumentação;

  • Pesquisas de artigos, depoimentos, fatos recentes, favorecendo o desenvolvimento dos assuntos abordados;

  • Trabalhos individuais, em duplas e em grupos maiores;

  • Exibição de filmes, questionamento oral sobre os personagens, enredo, época...

  • Debates sobre a violência presente no dia-a-dia;

  • Organização de campanhas de conscientização pela não violência;

  • Audição de musicas e reflexão da mesma;

  • Apresentação do resultado em painel, jornais, mural, slogans, cartazes, panfletos, montagens gráficas;

  • Passeatas, chamando a atenção da população para o problema da violência;

  • Leitura, analisando e interpretando tipos de textos sobre a violência;

  • Criação de slogans para divulgação da campanha e criação de slogans antiviolência;

  • Montagem de cartazes em duplas.


 

17- EM AÇÃO CONTRA A EVASÃO


Responsável


Toda a comunidade escolar com o apoio do N.R.E- Campo Mourão, do Conselho Escolar, da Comunidade Civil, da Prefeitura, do Comércio e das Entidades Filantrópicas.



Justificativa



Diante dos problemas encontrados, houve a necessidade da elaboração de um projeto para se trabalhar a evasão escolar, onde possa resgatar a defasagem de aprendizagem dos alunos, propondo soluções viáveis que elevem a auto-estima e o desejo de freqüentar as aulas, amenizando as dificuldades extracurriculares, que influenciam a vida escolar do aluno, fazendo com que os mesmos tenham o desejo em vir para a escola. Portanto a escola propõe metodologias diversificadas que possam contribuir para solucionar o problema da evasão escolar.



Objetivo Geral


Buscar soluções viáveis, concretas para trabalhar as dificuldades de aprendizagem dos alunos, assegurando um ensino de qualidade, garantindo o acesso e a permanência.

Objetivos Específicos:


    - Levantar juntos aos professores dados relacionados aos alunos faltosos;

    - Dinamizar interações que elevem a auto-estima dos alunos;

    - Dar oportunidades aos alunos com dificuldades de aprendizagem e percentual elevado de faltas;

    - Promover atividades diversificadas quem venham de encontro à evasão escolar;


Metodologia:


Alunos Faltosos – Após duas faltas consecutivas o professor comunica a equipe pedagógica que imediatamente sai em busca do aluno;

Motivação – todos os educadores em torno do objetivo: “combater a evasão escolar”

Solucionando o Problema – Os alunos serão encaminhados à equipe pedagógica para serem ouvidos e possíveis soluções para o problema apresentado seja encontradas. (Anotar em livro próprio);


Reposição de Conteúdos - Para os alunos que trabalham em zona rural ou urbana e que têm dificuldade de estarem na escola no horário das aulas terão oportunidades; de repor seus conteúdos através de trabalhos valendo notas, a combinar com o professor. As oportunidades serão dadas quando o transporte escolar deixar de buscar, por motivo de trabalho, ou outro, que seja justificável.









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